Algumas informações

Fospa Colombia
Fospa Colombia agosto 1, 2016
Updated 2023/02/21 at 11:59 AM
Algumas informações
  1. O Comitê Local de Belém foi reativado, assim como o de Macapá. O de Santarém também está sendo reativado. Todavia, as organizações locais estão envolvidos em grandes atividades neste mês de agosto, em particular a organização da Caravana em Defesa do Tapajós. Daí que a agenda delas está tomada de atividades.
  2. Nos dia 10 (Belém) e 11 (Santarém) deste mês realizaremos mais uma atividade preparatória do FSPA. É o debate com Larissa Packer, que tratará sobre o Código Florestal Brasileiro e como ele vem sendo utilizado pelas corporações e o Estado para capturar os bens comuns. Esta é a terceira atividade do tipo que realizamos este ano.
  3. O Fundo Dema disponibilizou recursos para realizarmos três eventos mesorregionais preparatórios ao FSPA: um em Itaituba (Bacia do Tapajós), outro em Santarém (Baixo Amazonas e Calha Norte) e ainda outro em Altamira (Transamazônica e Xingu). Os mesmos devem ocorrer a partir de setembro. Os contatos já foram iniciados nas três regiões.
  4. A FASE está vendo a possibilidade de realizar, em parceria com o FAOR, uma oficina sobre o FOSPA durante a Caravana em Defesa do Tapajós (ao final de agosto).
  5. Conversei em Salvador com Egon Heck (CIMI) sobre a importância do engajamento de todas as equipes da instituição presentes na Amazônia no processo de construção do FOSPA.
  6. Iniciamos diálogo com o Comitê Local de Macapá para realizarmos um evento no Amapá preparatório ao FSPA. Já iniciei conversa com uma instituição da cooperação internacional sobre a possibilidade de apoio.
  7. Constituímos uma lista de emails do Comitê Local Belém do FOSPA, mas que abarca o Pará, que hoje conta com a participação de 102 membros.
  8. Em setembro vai acontecer em Belém o Seminário Regional do Fórum de Mudanças Climáticas. A ideia é que o FOSPA seja incorporado na programação.
  9. Em novembro vai acontecer o Seminário O papel do BNDES na Amazônia. Uma parceria da FASE, INESC, FAOR, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e possivelmente o MAB . Ainda está em fase de preparação. A ideia é trazermos alguém do Comitê Peruano para tratar do FOSPA.
É isso no momento.
Guilherme Carvalho
Coordenador da FASE Amazônia
—————————————————————————————
Share this Article